domingo, 22 de janeiro de 2012

A VERDADE SOBRE A ENTREGA DAS CASAS EM CHÃ GRANDE


Esta semana me surpreendi com a notícia de que finalmente o Prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, iria entregar as casas do Loteamento Alfredo Alves de Lima, popularmente conhecido como “Morada Nova”.

Uma pequena retrospectiva comprova que no ano de 2009 preocupada com o descaso e o atraso na entrega das casas pelo Prefeito, denunciei o caso ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público, conforme pode ser verificado no site do TCU (http://portal2.tcu.gov.br/TCU) que ele respondia a processo por esta denúncia que fiz.

As fotos abaixo são da época em que fiz a denúncia.



Há aproximadamente 15 dias, convocada por moradores que não possuem casas, estive na “Morada Nova” e conversei com a população e tirei novas fotos do local mostrando o atraso na entrega das casas. Estava preparando uma nova denúncia para os órgãos competentes cobrando a entrega das casas.

Surtiu o feito esperado, pois para minha surpresa o Prefeito Diogo Alexandre anunciou durante toda esta semana a entrega de 51 (cinquenta e uma) casas populares, pois temia que voltássemos a denunciar o atraso de mais de 4 anos na entrega das casas. 

Mas a pergunta que faço é... por que apenas 51 casas?

A foto abaixo, datada de 05 de setembro de 2009, da época em que fiz a denúncia, demonstra que na propaganda do Prefeito Diogo Alexandre a promessa dele era de entregar 233 (duzentas e trinta e três) casas à população.


Pergunta-se ao Prefeito Diogo Alexandre onde estão as 182 (cento e oitenta e duas) casas que estão faltando para fazer 233?

O Prefeito precisa explicar à população onde estão essas casas que foram prometidas na sua propaganda e que não foram entregues, mesmo porque nossa cidade ainda possui muitas famílias que ainda não tem casa para morar ou mesmo residem em local de risco.

Hoje pela manhã (22 de janeiro de 2012), o Prefeito Diogo Alexandre em seu discurso afirmou que “teve um prejuízo” de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais) com a reconstrução das casas da “Morada Nova”.

Quando ouvi o discurso de Diogo Alexandre me perguntei: por que o Prefeito teve prejuízo? O dinheiro é dele ou da população? E as pessoas que passaram mais de 4 anos sem receber suas casas diante da incompetência do atual Gestor?

A população é que teve e está com prejuízo diante deste evidente descaso com os mais carentes! 

Sendo assim, vou também denunciar a falta de calçamento, materiais de baixa qualidade nas casas e a falta de iluminação no local, bem como outras irregularidades na atual gestão que só sabe fazer "maquiagem" em obras públicas objetivando enganar a população.

Estou também preparando uma nova reportagem em que mostrarei onde estão as 182 (cento e oitenta e duas) casas que estão faltando!

É só esperar, pois estamos de olhos bem atentos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

AINDA DÁ TEMPO PARA SE INSCREVER NO PROGRAMA POPULAR DE HABILITAÇÃO

Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores

O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, instituído pela Lei nº 13.369, de 14 de dezembro de 2007, alterada pelas Lei nº 13.767, de 07 de maio de 2009 , Lei nº 13.967 de 15 de dezembro de 2009 e Lei nº 14. 237, de 13 de dezembro de 2010, regulamentadas pelos Decreto nº 31.905 de 09 de junho de 2008, Decreto nº 32.616 de 07 de novembro de 2008, Decreto nº 33.379, de 11 de maio de 2009 e Decreto nº 34.498 de 31 de dezembro de 2009, Decreto nº 36.113 de 20 de janeiro de 2011, bem como pela Portaria DP Nº 954 de 12 de maio de 2009, Portaria DP Nº 2859 de 28 de dezembro de 2009, Portaria DP Nº 056 de 02 de fevereiro de 2011 e Portaria DP Nº 075 de 03 de fevereiro de 2011, implementado pela Secretaria das Cidades, por intermédio do DETRAN/PE; disponibilizará, inicialmente, 15.000 (quinze mil) vagas por ano para beneficiar pessoas de baixo poder aquisitivo, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, bem como nas hipóteses de adição de categorias A ou B e mudança para as categorias C, D ou E.

As vagas estipuladas serão distribuídas entre os seguintes segmentos de beneficiários:

I. 25% (vinte e cinco por cento) para trabalhadores com renda familiar mensal igual ou inferior a 03 (três) salários mínimos e que estejam comprovadamente desempregados há mais de 01 (um) ano;

II. 10% (dez por cento) para trabalhadores com renda familiar mensal igual ou inferior a 03 (três) salários mínimos e que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho, com no mínimo 01 (um) ano de expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

III. 20% (vinte por cento) para beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº 10.836 de 09 de janeiro de 2004;

IV. 5% (cinco por cento) para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, de acordo com seleção realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que cadastrará os selecionados no sistema disponibilizado pelo DETRAN/PE;

V. 15% (quinze por cento) para alunos matriculados no ensino fundamental ou médio da rede pública do Estado de Pernambuco, ou os que tenham concluído no intervalo de 01 (um) ano, bem como aqueles participantes de Programas Especiais por Distorções de idade/série, e que comprovem bom desempenho escolar, na proporção de 10% (dez por cento) e 5% (cinco por cento), respectivamente;

VI. 20% (vinte por cento) para os trabalhadores que comprovem remuneração mensal de até 02 (dois) salários mínimos;

VII. 5% para beneficiários no Programa Chapéu de Palha da zona canavieira e fruticultura irrigada.

Cada candidato só poderá se inscrever em 01 (um) único segmento de beneficiários.

As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma: 20% para Primeira Habilitação, 20% para Adição de categoria, e 60% para Mudança de Categoria.

O processo de admissão ao Programa será dividido em três fases:

Inscrição;

Seleção;

Comprovação dos dados cadastrais.
Os interessados deverão se inscrever no Programa, exclusivamente, através do site www.detran.pe.gov.br, no período de 09 de janeiro de 2012 à 31 de janeiro de 2012.

O candidato, através da internet, preencherá formulário de inscrição, sendo responsável por todas as informações prestadas, assumindo a responsabilidade civil e criminal pela veracidade das mesmas.

Finalizadas as inscrições será realizada a seleção dos candidatos de acordo com os critérios estabelecidos por este Programa.
No caso de empate serão utilizados critérios de desempate constantes da legislação específica do Programa.
Os candidatos selecionados deverão comparecer ao DETRAN/PE, em prazo horário e local a serem definidos através de convocação publicada no site www.detran.pe.gov.br, em jornal de grande circulação do Estado de Pernambuco e/ou por correspondência. Na ocasião devem ser apresentados os documentos comprobatórios das informações prestadas no ato da inscrição.

O atendimento aos selecionados acontecerá de forma descentralizada de acordo com a localidade de sua inscrição. O DETRAN/PE disponibilizará a Sede e as CIRETRANS Especiais para o atendimento da demanda.


Os beneficiários à obtenção da primeira CNH serão submetidos às seguintes etapas:

· Avaliação psicológica;

· Exame de aptidão física e mental;

· Curso teórico-técnico;

· Exame teórico-técnico

· Curso de prática de direção veicular; e,

· Exame de prática de direção veicular.

Os beneficiários de adição de categorias “A” ou “B” ou mudança de categorias, “C”, “D” ou “E” realizarão as etapas contidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e na Resolução CONTRAN nº 168/04 e alterações, iniciando o processo pelos exames médico e psicológico. Se aprovados, darão seqüência ao processo com as aulas práticas de direção veicular, totalizando uma carga horária de 15 (quinze) horas.

São requisitos para a mudança de categoria:

Para habilitar-se na Categoria “C”, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há 01 (um) ano na categoria “B” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses.

Para habilitar-se nas categorias “D” e “E”, o candidato deverá:



· Ser maior de 21 (vinte e um) anos;

· Estar habilitado:
No mínimo há 02 (dois) anos na categoria “B”, ou no mínimo há 01 (um) ano na categoria “C”, quando pretender habilitar-se na categoria D; e, No mínimo há 01 (um) ano na categoria “C”, quando pretender habilitar-se na categoria “E”;

Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses.

SR. CANDIDATO, ATENÇÃO:

- AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS ATÉ AS 00:00 h DO DIA 31/01/2012

- A QUANTIDADE DE INSCRIÇÕES NÃO É LIMITADA.

- AS VAGAS DISPONÍVEIS SÓ SERÃO PREENCHIDAS APÓS A SELEÇÃO EFETUADA PELO SISTEMA DE INFORMÁTICA DO DETRAN/PE, A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DEFINIDOS NA LEGISLAÇÃO, E POSTERIOR COMPROVAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA CADA SEGMENTO.

- A ORDEM DE INSCRIÇÃO NÃO CONTARÁ COMO CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO. PORTANTO NÃO TENHA PRESSA FAÇA INSCRIÇÃO. FAÇA COM CALMA E VERIFIQUE SE TODOS OS DADOS ESTÃO CORRETOS ANTES DE FINALIZAR O PROCESSO DE CADASTRAMENTO.



http://online4.detran.pe.gov.br/CNH_Popular/frmAbertura.aspx

SENAC PROMOVE CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM CHÃ GRANDE

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - não tem fins lucrativos e iniciou suas atividades com o intuito de atender a necessidade de mão de obra qualificada para enfrentar o mercado de novas tecnologias, oferecendo produtos e serviços que atendessem o crescente e exigente mercado, melhorando assim a vida econômica do profissional e toda sua família.
O SENAC Pernambuco juntamente com o governo federal lançou o Programa SENAC de Gratuidade para oferecer cursos profissionalizantes para a população de baixa renda.

Atenção: Para concorrer ao processo seletivo o candidato poderá ter uma renda por pessoa de até dois salários mínimos, deverá ser matriculado ou ter terminado a educação básica, e poderá ser trabalhador ou desempregado.

As inscrições serão realizadas até o dia 19 de janeiro, através do site: www.pe.senac.br ou na Secretaria de Desenvolvimento Social de nosso município.
Se você não se inscreveu, ainda dá tempo!

Serão três cursos:

• Auxiliar Administrativo (manhã - 25 vagas);

• Recepcionista (tarde - 25 vagas);

• Operador de Supermercado (noite - 25 vagas).

Mas atenção: as inscrições já começaram e vão até o próximo dia 19!

Os cursos gratuitos do Senac em Pernambuco são fundamentais para que o estado e toda região continue crescendo com qualidade de produtos e serviços mas também com qualidade de vida para a população.

Detalhes sobre a aplicação dos Cursos:
Auxiliar Administrativo: 8h às 12h de 06/02/2012 até 24/05/2012 - ensino fundamental completo

Recepcionista: 13h às 17h de 06/02/2012 até 28/06/2012 - ensino médio

Operador de Supermercado: 19h às 22h de 06/02/2012 até 02/05/2012 - ensino médio

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Carreta carregada de ferro atinge dezessete carros na BR-232


3909eaca6a533f389043c4575540d39c.jpg
Uma carreta carregada de vergalhões de ferro atingiu dezessete veículos na Serra das Russas, na divisa dos municípios de Pombos e Chã Grande, na Zona da Mata Sul, sentido Recife. Os carros enfrentavam um grande congestionamento provocado por um protesto que acontecia na BR-232, na cidade de Pombos, distante 64 quilômetros da capital pernambucana, devido ao atropelamento de uma criança. A colisão aconteceu neste domingo, por volta das 21h, no KM 64. Poucas pessoas ficaram feridas. Não houve vítimas fatais.
 
A carreta de placa KIA-1268 estava sendo conduzida por Euclides Bahia, de 56 anos. Segundo o motorista, o carro perdeu o freio na descida da Serra das Russas.  Euclides, que estava em estado de choque, dirige há 32 anos e, segundo ele, nunca se envolveu em um acidente. O veículo, que estava carregado com 25 toneladas de vergalhões de ferro, vinha da Bahia. O ferro estava sendo levado para a empresa Açonorte, no Recife. Houve vazamento de combustível no local. 

Uma senhora ficou presa nas ferragens de um dos carros atingidos. Os passageiros dos carros que estavam parados no congestionamento prestaram os primeiros socorros. O Corpo de Bombeiros demorou cerca de 25 minutos para chegar ao local.

 

CONGESTIONAMENTO - No protesto que causou um grande congestionamento na BR-232, os moradores do município de Pombos exigiam uma passarela cruzando a BR-243. Os manifestantes reclamavam da quantidade de atropelamentos no local. Eles atearam fogo em pneus e móveis e bloquearam a estrada. Após o acidente envolvendo a carreta, o protesto foi desfeito.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Eleições municipais estão marcadas para 7 de outubro


Caros amigos (as), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o calendário eleitoral para as Eleições Municipais de 2012


Confira abaixo o calendário eleitoral de 2012:

9/05 - Término do prazo para o eleitor pedir inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alteração no título de eleitor para quem mudou de endereço dentro do município.

10/06 - Início do período para a realização de convenções dos partidos para escolha de candidatos, que ficam proibidos de participar de programas de rádio e televisão.
30/06 - Término do prazo para a realização das convenções.

5/07 - Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem, no cartório eleitoral competente, até às 19h, o pedido de registro de candidatos.

5/07 - Início do período em que os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais funcionarão em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.

6/07 - Liberação da propaganda eleitoral

7/07 - Os agentes públicos não podem nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, remover, transferir ou exonerar servidor público até a posse dos eleitos, inclusive os aprovados em concursos públicos homologados até esta data.

9/07 - Término do prazo para o eleitor com deficiência ou dificuldade de locomoção pedir transferência para seção eleitoral especial.

8/08 - Último dia para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral pedir a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral.

21/08 - Início do período para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

7/09 - Término do prazo para a entrega dos títulos eleitorais de quem se inscreveu ou pediu transferência.

2/10 - Último dia para a realização de debates no rádio e televisão.

7/10 - Dia das eleições: o grande dia!