sábado, 18 de setembro de 2010

A eleição mais difícil do Senador Marco Maciel

Desde que entrou na política, em 1966, vindo do movimento estudantil, o senador Marco Maciel nunca perdeu uma eleição. Foi, sucessivamente, deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara, governador, senador, ministro da Educação e da Casa Civil, e vice-presidente da República. De todos os políticos de Pernambuco ele é o que tem o melhor currículo. Hoje, porém, por convocação do seu partido, ao qual jamais faltou, está disputando, talvez, a eleição mais difícil de sua vida.

Por força das circunstâncias, teve que associar sua campanha à de José Serra, para presidente da República, e à de Jarbas Vasconcelos, para o governo estadual, perdendo votos de aliados históricos do interior, que majoritariamente apóiam Dilma à sucessão de Lula e a reeleição de Eduardo Campos. Além do mais, não dispõe dos meios necessários para “isonomizar” sua campanha à dos dois principais adversários, que se beneficiam da aliança com o presidente Lula e o atual governador.

Em razão disso, entrou perigosamente em “zona de risco” a julgar pela mais recente pesquisa da UFPE publicada ontem por esta “Folha”. Pela primeira vez desde que a campanha ganhou as ruas, Maciel foi ultrapassado por Armando Monteiro Neto, que disputa com ele a 2ª vaga do Senado, considerando-se que a primeira está reservada para Humberto Costa, 1º lugar em todas as pesquisas. Caso não consiga renovar o mandato, terá sido este em 44 anos de vida pública o seu 1º insucesso eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário