segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONTINUANDO: CHÃ GRANDE E O CENSO 2010


Antes de qualquer coisa, agradeço a participação dos amigos: Tiago, Elizânia e Edilene!

Volto a tocar no assunto do Censo 2010, com agumas ressalvas a fazer.

Pessoalmente, acho de EXTREMA importância o papel que desempenharam os recenseadores na coleta dos dados em "nossa" cidade, digo nossa com ênfase para reconhecer o afinco, desempenho e seriedade que acredito que cada recenseador deve ter mostrado neste trabalho.

Mas, cumprindo o papel a mim delegado de representar os changrandenses nas mais diversas questões que envolvam nosso terra, juventude, idosos, profesores, etc, postei um comentário neste blog sobre tal assunto, que assumo ter trocado os anos de 2000 e 2010, no entanto, deixei o texto na integra para não terem qualquer dúvida quanto à possíveis comentários que outras pessoas venham a fazer que não eu, pois sempre tive posições claras e não me escondo no anonimato.
  
Minha preocupação e a de todos, acredito eu, seja porque é através do censo que conheceremos a evolução ou não da população, o nível de educação, saúde, emprego e renda. Além disso, conheceremos as condições de habitação e acesso a serviços públicos de saneamento, água potável, energia elétrica, telefonia e internet.  É importante também destacar que através do censo que se define os novos parâmetros para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), verbas destinadas as cidades, como também se define o número de vereadores e deputados.


Quando falei para o Prefeito tomar providências junto ao IBGE, é porque ele é o gestor do município e é co-responsável pelo resultado do censo, assim como compete a mim como Vereadora, você como recensiador, assim como você que não abriu sua porta para responder as perguntas do censo, e daí por diante. Inclusive para saber se há sítios limítrofes que estão sendo perdidos para outras cidades, etc. Pois, uma queda nos números caso ocorresse resultaria em prejuízos irreparáveis para toda população.

Longe de mim querer desmerecer o trabalho que fizeram, conheço pessoalmente muitos dos recenseadores que trabalharam aqui este ano, e tenho muito carinho por alguns inclusive. Profissionais estes que admiro muitíssimo pela garra e força de vontade. Pessoas que estudaram e estudam para concurso porque acreditam que podem contribuir para o serviço público em noso município, estado, etc.

Aproveito para me desculpar se falei algo que possa ter magoado alguém, não interpretem mal, mas não me ausento de falar por medo de errar. E, guando erro sei pedir desculpas. No cargo em que estou hoje, "pois o amanhã só pertence a Deus", tenho que falar e não me esconder debaixo de medo, preconceito ou outra coisa qualquer.  Não tem sido fácil pra mim como mulher estar nesta posição, mas vou em frente, lutando pelo ideais em que acredito.

Quero representá-los e lutar por nossos direitos, se me antecipei com os números fiz isto porque foi o que foi veiculado na internet, Diário Oficial e em outros meios de comunicação. Constatei, também que dia 19/11 (sexta-feira passada) foi divulgado no site do IBGE que novos resultados seriam divulgados à partir do dia 26 deste mês, e soube através de conversa informal com o responsável pelo censo em nossa cidade e região que a previsão é de que Chã Grande feche o censo com um número de 20.095 habitantes agora em 2010, o que me deixou deveras alegre, porque como eu, creio que todos têm interesse de que nossa cidade se desenvolva. 


Eu quero uma Chã Grande melhor e com mais oportunidades de emprego, para que os jovens como eu, não tenham que ir embora para outras cidades mais desenvolvidas a procura de uma oportunidade, que por falar nisso também é um dos motivos que leva o censo a cair...

Encerrando, pois já estou com dor na coluna, rsrsrs... convidos a todos os munícipes para se juntarem a nós vereadores e participar de algumas reuniões quando possível. Convido para trazerem idéias, propostas e quando preciso "puxões de orelha", pois somos vossos empregados e queremos bem serví-los.


Estou a vossa total disposição para qualquer dúvida e para ajudá-los no que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário