terça-feira, 18 de maio de 2010

FICHA LIMPA NO SENADO

BRASÍLIA - Líderes do Senado assinaram nesta terça-feira o pedido de urgência para votação do projeto ficha limpa - que veta a candidatura de pessoas condenadas pela justiça . O pedido também conta com a assinatura do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e do líder do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (PT-SP). O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) , apresentou à Mesa Diretora da Casa uma questão de ordem sobre a possibilidade de o Ficha Limpa ser votado primeiro.
Na presidência da sessão, o 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), informou que a questão de ordem deverá ser respondida na quarta-feira (19).
Arthur Virgílio argumentou que há acordo de líderes, apesar de a pauta estar trancada por medidas provisórias e por projetos em urgência constitucional (estes, relacionados às regras de exploração do pré-sal).
- Amanhã (quarta-feira), às 16h, quero colocar em votação o Ficha Limpa. Será uma grande resposta que o Senado dará ao Brasil - disse Perillo.
O projeto Ficha Limpa será votado primeiro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Mais cedo, Romero Jucá (PMDB-RR) havia afirmado que aceita mudar a ordem de votações no plenário. Ele resolveu propor à oposição um esforço concentrado para limpar a pauta, passando pela votação da MP dos Aposentados e das demais que estão trancando a pauta, além dos projetos do pré-sal, depois o Ficha Limpa, que veta as candidaturas de condenados em segunda instância. Jucá amenizou o tom sobre o projeto, mas admitiu, no entanto, ter dois processos contra ele, que classificou de "ridículos".
Para ter validade ainda este ano, o projeto deve ser sancionado pelo presidente até 9 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário