quarta-feira, 5 de maio de 2010

FICHA LIMPA


Após muita pressão popular, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o texto base do projeto que barra a candidatura de políticos com contas a acertar com a justiça, o chamado "ficha limpa". Mas a matéria, que divide opiniões, ainda pode ser modificada - há 11 destaques que serão votados nesta quarta. Além disso, o projeto ainda precisa passar pelo crivo do Senado para valer.

O texto aprovado é mais brando que aquele que chegou ao Congresso: prevê que o político processado por órgão colegiado (em que há mais de um juiz) pode apresentar recurso com efeito suspensivo para viabilizar a candidatura. A mudança foi aprovada nesta terça. O projeto inicial dizia que uma condenação em primeira instância bastaria. 

Apesar das modificações já aprovadas, há quem defenda um texto ainda menos rígido, com sugestões como reduzir de oito para três anos o tempo em que um candidato fica inelegível e excluir os crimes ambientais da lista de processos que podem barrar políticos. O ponto final será dado nesta quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário