quarta-feira, 7 de março de 2012

MATADOURO PÚBLICO DE CHÃ GRANDE É INTERDITADO NOVAMENTE

O Matadouro Público de Chã Grande foi novamente interditado, sendo que desta vez comenta-se que por tempo indeterminado.

 No dia de hoje os "marchantes"  do nosso município receberam a notícia, durante uma reunião que está proibido o abate de animais no Matadouro Municipal a partir da próxima sexta-feira (09/03/2012).

 Na reunião, foi informado que os bois devem ser transportados para o município de Pombos onde serão abatidos e em seguida trazidos de volta para Chã Grande para serem comercializados nas feiras de sábado e segunda-feira.

Infelizmente, é preciso registrar que mais uma vez a Prefeitura de Chã Grande não fez a sua parte. 

Isso porque no dia 21/06/2011 foi expedida uma recomendação do Ministério Público que objetivava regulamentar as atividades no Matadouro, mas que não foi cumprida pelo Prefeito Diogo Alexandre.

Naquela ocasião, o Ministério Público apontou dentre outros problemas o que se segue:

  • O local onde o Matadouro está instalado é inapropriado por estar localizado em área estritamente residencial não oferecendo segurança para os que habitam em seu entorno;
  • Quanto à área interna, as condições higiênico-sanitárias estavam deploráveis.

Na verdade, o maior problema foi a ineficiência e descaso da atual administração que  mesmo diante das recomendações não tomou as providências necessárias para evitar a interdição do Matadouro ou mesmo obter recursos para a construção de um novo em outra localidade.

O fechamento do Matadouro de Chã Grande poderá trazer as seguintes consequências:

  • Prejuízo aos pequenos produtores que não terão mais interesse de criar animais em nosso município;
  • Redução do número de empregos, em razão dos custos que os marchantes terão;
  • Possível aumento no preço da carne para cobrir as despesas dos marchantes com o transporte dos animais para o município de Pombos. 
É importante lembra que recentemente os municípios de Vitória de Santo Antão e Gravatá também receberam recomendações do Ministério Público para melhorarem as condições de seus Matadouros, sendo que os Prefeitos cumpriram as exigências e hoje esses municípios tem seus matadouros em funcionamento.

Infelizmente com Chã Grande foi diferente e agora a cidade sequer tem um Matadouro e quem mais uma vez terá grande prejuízo será nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário