sábado, 31 de julho de 2010

PROFESSORES SÃO COAGIDOS PELO PREFEITO MUNICIPAL

Como já é sabido, e já tem outras matéria a respeito aqui no blog, os professores de Chã Grande vêem realizando reuniões, e até passeatas no propósito de melhorar as condições de trabalho (merenda, livros didáticos, etc) e seus salários.
O que a maioria da população não sabe é o que o prefeito de nosso município vem fazendo neste meio-tempo, e irei aqui esclarecer-lhes: Do dia posterior a passeata dos professores até à sexta-feira da semana passada, o alcaide municipal foi de escola em escola, de turno em turno, fazer "reunião" se é que pode se chamar assim, com os professores com a finalidade de coagir e amedrontar os professores, e assim enfraquecer o movimento.
Nestas "reuniões" o prefeito disse não haver possibilidade de reajustar os salários e que ele não sabia das falhas que havia no PCC-Plano de Cargos e Carreira dos Professores, que não sabia que lá estava escrito que os professores não teriam direito de acompanhar seus filhos, ou qualquer outro parente quando doentes, se estes estivessem mais de 12 anos. Disse que não sabia que estava tirando o ajuda de custo por professores que distavam a mais de 2Km da escola, e blá, blá blá... RESUMO: Conversa pra boi dormir! Disse também que não conhecia de leis e que não tinha lido o projeto... TADINHO!
E ainda achando pouco, falou que estaria entrando com um processo contra os professores que fizeram uso do microfone durante a passeata, (DECEPCIONANTE PREFEITO, AMEAÇANDO OS PROFESSORES, GOLPE BAIXO).
E porque vossa senhoria não foi às reuniões que eles marcaram? Porque todos os professores estavam presentes e ameaçar em pequenos grupos seria mais fácil? Porque não recebeu o Sindicato quando o convocou por diversas vezes? Porque pediu aos professores que saíssem do sindicato? Será que eles mesmos se auto-representariam? Desta forma?
LAMENTO A DITADURA!

Veja vídeo e novas imagens da caminhada dos professores

Entenda as reinvidicações dos professores de Chã Grande.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DESCASO COM OS MORADORES DO SÍTIO ALTO RIO

Já faz mais de 30 dias que os moradores do Sítio Alto do Rio sofrem com a queda da ponte conhecida popularmente como PONTE DE BIU BELO.
Em visita ao local o Prefeito Diogo Alexandre afirmou para os moradores que a Prefeitura não teria condições de ajudar aqueles agricultores por falta de dinheiro.
Porém, estivemos no local e constatamos que não se gasta mais de R$10.000,00 (dez mil reais) para que a ponte novamente transitável.
Veja as fotos:
Ao observar essas fotos algumas perguntas terão que ser respondidas para os moradores da região:
  • A Prefeitura de Chã Grande não tem condições de consertar esta ponte?
  • Por que não solicitar verbas emergenciais? Até mesmo porque Chã Grande encontra-se em "estado de emergência" segundo o Prefeito!
  • Onde está sendo gasta a verba para os desabrigados? Esta ponte não poderia ser reconstruída com este dinheiro?
Veja que a estrutura da ponte está intacta e saiba que a mesma é de madeira.
É preferível ao Sr. Prefeito gastar dinheiro com um time de futebol ( nada contra) do que olhar para os agricultores que estão sendo prejudicados. Dinheiro tem sim e do muito, o que falta é compromisso com o povo.
Estamos atentos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PROFESSORES DE CHÃ-GRANDE EM ESTADO DE GREVE

Na última segunda (19 de julho de 2010) um evento chamou a atenção da população Changrandense.
Os professores do município fizeram uma passeata em protesto ao descaso da atual administração do Prefeito Diogo Alexandre com relação ao pagamento dos salários dos professores da rede municipal de ensino.
Os professores reivindicam o pagamento de seus salários de acordo com o que determina o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.
A bem da verdade, os reajustes estão sendo solicitados ao Prefeito Diogo Alexandre há bastante tempo, porém o administrador não atendeu ao que foi acordado com a categoria em várias reuniões.
Desta forma, ontem ficou decidido em assembléia pela realização de uma passeata nas principais avenidas do município e que finalizou a manifestação em frente à Prefeitura.
Com um carro de som os representantes do sindicato externaram toda a insatisfação dos professores e fizeram denúncias sobre: perseguição aos professores, má qualidade da merenda, falta de merenda, falta de capacitação, péssimas condições e dos livros que não estão sendo entregues aos alunos.
Minha opinião é de que a realização da passeata e do protesto é justa e que tem o meu total apoio, pois tenho denunciado por diversas vezes na Câmara a atitude do Prefeito que sempre colocou a Educação em último lugar.
Acredito que todos os professores tem o direito de reivindicar o que é garantido pelas leis editadas no Congresso Nacional.
Segundo o Sindicato se as negociações com o Prefeito não avançarem haverá outra passeata na próxima segunda dia 26.
Ainda esta semana colocarei outras matérias sobre o mesmo tema como : verbas destinadas para Chã Grande, dinheiro da merenda, dentre outros.
Desde já me coloco à disposição de todos os professores nesta justa luta.
Veja algumas fotos da manifestação:

domingo, 18 de julho de 2010

Chã Grande em estado de emergência?

Desde quando nossa cidade encontra-se em estado de emergência devido as chuvas? A resposta deve ser a mesma NUNCA. Mas não é isso que nós lemos em alguns sites, veja abaixo: Os municípios em situação de emergência são Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu. Foram afetadas também as cidades de Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Belo Jardim, Cachoeirinha, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Limoeiro, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. ESTADÃO.COM.BR Agora, segundo o órgão, outras 27 cidades estão em estado de emergência: Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu. http://noticias.r7.com/ Em estado de calamidade pública, encontram-se os municípios de Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão. Outros 30 estão em situação de emergência: Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu. http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/ O pior não é isso, veja: Quadro Demonstrativo do Repasse de Recursos do MDS para os Municípios de Alagoas e Pernambuco em Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública UF / MUNICÍPIOS / População / Desabrigados / Percentual / Valor a serRepassado

Entendeu : 113 desabrigados e foram enviados emergencialmente 50 mil reais para essas pessoas e virá mais dinheiro. Eu pergunto: Onde estão essas pessoas? Pra quê se aproveitar de uma tragédia ocorrida em outros municípios? Pra onde estará indo esse dinheiro? Sei que ouve alguns transtornos na cidade, mas colocar a cidade em estado de emergência?

Veja o contraste:

Em visita feita pela equipe De Olho em Chã Grande, foi constatado no mínimo duas casas que caíram, 4 desabrigados sem casa...

http://www.deolhoemchagrande.com.br/not_chuvas_junho2010.htm

Não posso aceitar de forma alguma esse tipo de admistração que visa interesses própios, se esquecendo dos menos favorecidos, preocupando familiares que moram em outras cidades.

Se aconteceu alguma coisa a responsabilidade é do prefeito que a mais de dois anos não entrega uma centena de casas destinada a pessoas que vivem sim em estado de emergência.

Vereadora Danielle Alves

sábado, 17 de julho de 2010

PALAVRA DE PROFESSOR

Professora Ana Marta Vieira- integrante da Comissão de Base dos professores municipais de Chã-Grande: "Depois de várias tentativas para que o prefeito desse uma resposta sobre o aumento de salário, demos a ele seis dias para que procurasse a Comissão de Base, responsável pelas negociações, representante da categoria, no entanto, não houve qualquer sinalização por parte da gestão manifestando interesse em atender as legitimas solicitações. O descaso gerou inquietação entre a categoria, que já estava insatisfeita por causa do PCC (Plano de Cargos e Carreiras) que não saiu do papel. Resolvemos então, fazer uma parada de advertência no dia 28 de Maio, no dia em que estava sendo realizado o Dia de Literatura e outras artes na cidade."
Seguindo o discurso do professor: "A gestão e a secretaria de educação resolveram realizar o evento sem os professores, aproveitando todos os trabalhos realizados por nós, colocando outras pessoas, especialemnte os contratados e cargos comissionados para ajudarem os alunos a apresentarem. "
"Apesar de algumas ameaças, a categoria estava unida e fomos para mais ou menos 140 professores, todos de preto em sinal de protesto e tristeza pelo desrespeito com a categoria."
"O gestor tentou impedir nossa passagem com o carro de som até o centro da cidade, bloqueando a rua com correntes e o carro da polícia, descumprindo a lei federal que garante a todo cidadão o direito de ir e vir, e dos funcionaŕios públicos de poder realizar protestos diante de insatisfação por desrespeito aos direitos trabalhistas."
"Mesmo assim, os professores seguiram até a praça que fica no centro de cidade, e de mãos dadas cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Estamos aguardando agora que o gestor entre em contato conosco para que resolvamos tudo da melhor maneira possível."
"No Próximo dia 19 de julho haverá Outra parada, pois o prefeito fecha os olhos a causa dos educadores, tratando-os como marginais como na última parada. Estamos juntos nessa luta."

Papagaios de pirata: cenas de antes e depois de um discurso

Reparem bem nestas duas fotos, clicadas por Lula Marques, da Sucursal de Brasília da Folha. Elas foram tiradas ontem do mesmo lugar, mas com vários minutos de diferença.

A de cima mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, iniciando seu discurso no festivo evento de inauguração de um comitê da sigla na capital federal.
Na imagem aqui de baixo, o momento final do discurso.
De notável, a debandada de "papagaios de pirata" que preenchiam o palco com entusiasmo quando a ex-ministra começou a discursar e, pouco a pouco, foram deixando o evento.
(Do blog Presidente 40 - Folha de S.Paulo Alec Duarte)

Comitiva de Serra em Caruaru e Gravatá

O candidato tucano, José Serra, encerrou, a visita que fez a duas cidades do Agreste pernambucano apreciando uma boa música clássica, na Igreja Matriz de Gravatá, a 80 km de Recife. Ele ficou sentado e em silêncio profundo na primeira fila da igreja ao lado do senador Sérgio Guerra (PSDB), coordenador da sua campanha. Ainda no banco estavam o prefeito de Gravatá, Ozano Brito, e o ex-prefeito e candidato a Estadual, Joaquim Neto. No banco de atrás, na segunda fileira, estavam o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidato ao governo do Estado pela oposição, e Senador Marcos Marciel (DEM). Antes de assistir ao concerto musical Serra fez uma caminhada pelo pólo moveleiro, entrando de loja em loja cumprimentando os proprietários e clientes.