sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apagão de informações por parte do Governo gerou preconceito e desinformação


O que se seguiu após o blecaute que atingiu oito Estados na região Nordeste e claro em Chã Grande, foi um apagão de informações por parte dos órgãos oficiais. Isso deu ainda mais relevância para as redes sociais, que serviram de fontes importantes para que os jornais pudessem obter informações sobre ocorrências de falta de energia em diversos pontos do País. 

Por volta das 23h30, a Celpe informava por parte de sua assessoria que não tinha relação com a queda de energia. Confirmou apagões em municípios de todo Estado e limitou-se a dizer que "era algo muito maior e que aguardava informações do Operador Nacional do Sistema, em Brasília". No Twitter, usuários reportavam casos de saques, arrastões e tentativas de roubo. Também serviram para dar informações úteis sobre o trânsito, já que todos os semáforos e iluminação pública estava desligada. 

Alguns usuários do Twitter disseram que não conseguiram falar com o número de emergência da Celpe. O JC Online tentou este canal, mas também não obteve sucesso. Na falta de uma voz oficial, abre-se espaço para especulações e boatos. Vários tweets diziam que o apagão tinha atingido todo o Brasil. "A web sempre é muito útil nesses momentos, mas prefiro coletar o maior número de informações, de diversas fontes, para considerar aquilo legítimo", opina Raphael Santos, funcionário público e estudante de Filosofia da UFPE. "Vi que os grandes jornais também não dispunham de uma declaração oficial. Estávamos todos no escuro". 

Por volta das 4h30, quando a luz foi retomada no Grande Recife, a ONS ainda não tinha um parecer técnico oficial. O órgão em Brasília dizia que diretores e técnicos estavam em reunião desde à meia-noite. O assunto só passou a ser esclarecido durante a manhã, com a notícia detalhada da falha ocorrida em uma linha de transmissão localizada em Jatobá, em Pernambuco. 

XENOFOBIA MAIS UMA VEZ - Além da desinformação, o Twitter também foi palco de novos comentários xenófobos contra o Nordeste. Usuários começaram a postar piadas como "bolsa-vela" e que “Certamente o #apagao de ontem no Nordeste foi porque Deus, cansado de ouvir axé, tirou o Estado da tomada”, como disse o usuário de @lecavinatto. 

Como a repercussão foi grande, muitos apagaram as mensagens ou até mesmo a própria conta. Revoltados, muitos usuários nordestinos começaram a revidar, lembrando, muitas vezes com comentários igualmente discriminatórios, que o Nordeste ajudou com doações para as enchentes que atingiram o Sudeste e que mataram mais de 800 pessoas em janeiro. Na noite dessa sexta, o assunto ainda repercutia. "A tecnologia mais avançada q tem ai no nordeste é maquina de datilografa... então rlx q a diversão de vcs ta garantida" (sic), disse o usuário Lucas Volcov (@Lvolcov). 

O assunto remete ao recente episódio de xenofobia no Twitter, quando comentários preconceituosos envolvendo as enchentes no Nordeste renderam até ações no Ministério Público. O mais emblemático envolveu a estudante de direito Mayara Petruso, que foi processada por racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário